A História do Punk em Portugal

Aqui podes falar de Punk!

A História do Punk em Portugal

Mensagempor CronicRix em Sexta Jul 23, 2010 12:28 am

Imagem

«A historia do punk-rock em Portugal…


Estamos em 1977.

Dá-se a explosão do punk-rock em Inglaterra e,por cá chegavam discos colectânea em que se podia contemplar algumas das bandas inglesas e americanas impulsionadoras do punk-rock, como os UK Subs,The Damned,Undertones,Dead Boys, ,Buzzcocks,Sham 69,The Boys,Slaughter and the Dogs,Adverts, Ramones,Sex Pistols,The Clash,Wire,Skrewdriver,etc.
Por cá surgem os primeiros sinais de uma juventude à qual corria rock nas veias e inconformismo e rebeldia na cabeça.

Surgem então, as primeiras bandas:

Faíscas, , Minas e Armadilhas, Aqui Del Rock e UHF.

Estes dois últimos chegam a editar singles,que hoje em dia atingem valores exorbitantes.

Os UHF lançam “A Caçada” e os Aqui D’el Rock, 2 singles de seus títulos “Há que violentar o sistema” e “Eu não Sei” (ambos de 1978).

Dos Aqui D’el Rock são 4 músicas muito boas a nível de qualidade,sendo ainda hoje eles uma referência do punk nacional.

Os Xutos & Pontapés começam, também a dar os primeiros passos nesta época.

Todas estas bandas chegaram a actuar em conjunto.

Os UHF gravariam , mais tarde, o tema “O Primeiro Concerto” que conta a história destes tempos de rebeldia.
Mais underground,surgiam também os Cães a Morte e o Desejo(mais tarde viriam a chamar-se Cães Vadios), sendo que em 80 os Aqui del Rock passam a enveredar mais pela new- wave pós-punk e tornam-se os Mau Mau.

No início dos anos 80 surgem bandas de maior impacto no punk nacional,sendo elas Mata-Ratos ,ainda hoje existente e continuando a lancar albúns.

Foi a banda desta altura que mais discos gravou,e que continua a encher plateias com o seu Street Punk Oi! Surgem os Grito Final,oriundos do Bairro da Ajuda,bairro onde tradicionalmente sempre surgiram punk-rockers e bandas punk.

Aparecem os *******os do Cardeal,Jesús Morto na Cruz, Ku de Judas,os Crise Total,os Khaos,os Condenação Pacífica,os Peste & Sida,Morituri,os N.A.M sigla que significava Núcleo de Atrasados Mentais (um projecto em que entravam membros dos Kú De Judas),os C.i.a.neto,Estado de Coma,Frakturados ,Cagalhões, Estalada Total,Profilaxia, Papo Seco,Vómito,Amen Sacristi, ,Atrofiados,Tropa morta ,Xatoz,Mentes Podres etc.

Nos anos 90 a cena punk nacional encontrava-se muito forte surgindo novas propostas ,tais como os Censurados (em que mais uma vez entrava um antigo membro de Ku de Judas)que viriam a gravar dois Lp’s,e 2 Cd’s, sendo um deles gravado ao vivo em Coimbra.

Aparecem, então, novas bandas ligadas ao h*rdcore punk nacional,tais como Subcaos,X-Acto,Alcoore , Corrosão Caótica,F.a.r.t,Inkisição,Arghh,Desordeiros,Simbiose,Humor Cáustico,Má Fama,Insurrectos,31,Zé Manel Suicida,Motorcharge,Simbiose,N.O.Opression, Psykoma, Noites de Nevoeiro,Suicida,M.A.D.,Porcos Sujos,Mortos de Fome,Pé-de-Cabra,Anti-Porcos,Renegados de Boliqueime, H2 Vinho ,Anti Anti,Incriminados,Intervenzione,Broa D Avo,Farrapos,H2 Vinho,Funda,Caos Social,Kruz da Pedra,Ratos Fanhosos,Exclusão Nuclear,Molotov,ADP (que significava Assasinos do Papa),Reltih, e Alien Squad ,sendo que estes começaram em 89,mas ainda hoje são o expoente máximo do punk em Leiria que teve uma cena bastante forte assim como Coimbra.

Houve bandas (e concertos) por aqueles lados , como Sarna,Injusticed League,Kuspa,Destructive Humanity,Toomates Noise,DIR (que significava Desordem e Revolta),Oi!Confusion,Strain,77,Ex Lovers Sex,The Pinks,Mad Rats,Garbage Cats,Gobart,Hud sabão,Dk Hard Jazz, bandas estas que nos deixaram alguns registos em vinil e bastantes cassetes demo.

Sendo que houve muitas mais , deu-se ainda o regresso dos Crise Total,nos anos 90,que contavam com a formação original tirando o vocalista Manolo,desaparecido destas andanças,sendo que ainda tocou bateria em Capitão Fantasma,e então nunca mais se ouviu falar,e contando então com membros novos ,o vocalista Xico de Subcaos e Porcos Sujos e Libelinha tambem destas mesmas bandas e ainda dos X-Acto,no baixo passando Pejó baixista da formação original a 2a guitarra,e voltaram para incendiar os palcos e deixarem-nos óptimas recordações e ainda editarem 2 cd s sendo um intítulado A Crise Continúa e o 2 Cd Suicídio Involuntário contando com um novo vocalista Miguel dos M.A.D,esta banda magnifica que também marcou muito desde o inicío quando ainda contavam com o grande baixista Emilío que teve uma banda também chamada Emilío e a tribo do rum,e que dava espectáculo ,o inicio desta banda era como que apocaliptico,ambiente dark,muito alcóol,muito fumo,e muito punk-rock,a juventude sentia a revolta contra um sistema que só nos dava repressão em tempos de Cavaquismo,e muitas *****s mais.

Sendo que a droga e outras *****s mais fizeram tanto com que a geracão dos 80 desaparecesse quase por completo assim como também alguma da dos 90,a droga sempre acabou por ter influência na cena punk infelizmente… e nao foi só por cá.

Nos anos 90 surge ainda a LBN Punx,LBN que significa Lisbon ,e surge como forma de indentificar e unir ainda mais os punks de Lisboa,e surge em forma de bandas,uma zine,e várias actividades,sendo de destacar os dias do caos que se organizaram no Algarve aquando do festival com Exploited e outras bandas em 1996 ,em que se registaram varios motins , distúrbios,e destruicão sendo que os punks apareceram destacados em todos os jornais e foi necessário reforços policiais para os correrem do Algarve.-

A LBN Punx esteve presente em peso,assim como punx de todo o País.

-As bandas mais representativas da LBN Punx eram os Subcaos,os Mortos de Fome,os Porcos Sujos,os Mad,e os Albert Fish e havia amizade entre o pessoal destas bandas lisboetas.

- O punk-rock sempre foi passando de geracão em geracão e pode ter adormecido um pouco em deteminadas alturas,mas nunca morreu e nem há-de morrer,enquanto houver rebeldia,sangue e suor…sendo que ainda hoje temos inumeras bandas punk/h*rdcore activas e outras que acabaram mas foram passado recente na cena.


Fonte: Billy-News
Avatar do utilizador
CronicRix
Site Admin
 
Mensagens: 13
Registado: Quinta Jul 15, 2010 6:33 pm
---------

Voltar para Sobre o Punk

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

cron